7 de agosto de 2009

Contentores de Oportunismo


Segundo o Público os presidentes da assembleia e câmara municipal de Almada rejeitam a possibilidade de que a Trafaria seja uma alternativa à expansão do porto de Lisboa para acolher contentores, alegando que o concelho deseja “ manter o eixo Trafaria- Costa da Caparica para actividades turísticas.
A posição tomada por estas entidades surge no seguimento da alteração (ainda em curso) do Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa onde consta “Manter como reserva a possibilidade de aproveitar a Trafaria como alternativa à “expansão prevista do terminal de Alcântara”.
De qualquer modo devemos notar que há mais de 30 anos (no mínimo) se fala num cais de contentores nessa zona (parece-me haver interesses lóbisticos, como aconteceu com o silo cerealífero) e só agora, em vésperas de eleições é que a autarquia almadense vem marcar posição veemente.
Por outro lado, onde a salvaguarda do interesse nacional, quando ninguém quer contentores à sua beira? Alcântara não, Trafaria não…
Muito bem, penso que o mais adequado é manter o eixo Costa-Trafaria para actividades de lazer/turismo mas o oportunismo da Câmara Almadense não pode deixar de ser sublinhado e a população deve manter-se atenta mantendo a pressão sobre todas as entidades relativamente ao que pensamos ser os interesses da região.
É que este executivo municipal é fértil em arranjos e soluções de acordo com os seus interesses politico-partidários.
É só darem-lhes um prato de lentilhas!

Sem comentários: